Indicadores Gerenciais para Blogs


Olá estimado leitor,

Estou empenhado em profissionalizar meus blogs e para isto recomendo a ferramenta Google Analytics que utilizo diariamente.

Gestão de Visitas – GV

Como novato, estou me concentrando nos 4 indicadores essenciais:

V – Número de visitas ao blog.

Faço uma análise diária do número de visitas aos blogs e me pergunto se os leitores estão tendo conteúdo único e relevante, com atualização frequente e sistemática.

T- Tempo de permanência no blog.

Verifico se o tempo médio de permanência diário é superior ou inferior a um minuto. O tempo de um minuto foi estabelecido por mim como um indicador de alarme. Se o tempo médio de permanência diário de um blog for inferior a um minuto, para mim é sinal de que o conteúdo do blog deve ser atualizado imediatamente.

B- Bounce Rate

Verifico se o índice é maior do que 90%. Em caso afirmativo, tomo ação imediata no sentido de colocar outras páginas de mesmo assunto relacionado ao blog e atualizo o conteúdo imediatamente buscando  melhorar o lay-out, isto é colocando imagens, ou mais texto, links para outros artigos, etc.

D – Delta – Variação do número de visitas diário.

Comparo o número de visitas do dia medido com o dia imediatamente anterior e repito a comparação semanal de modo a avaliar se as ações de divulgação dos blogs estão dando o resultado esperado. Caso o número de visitas caia significativamente, sem causa aparente, busco renovar a divulgação dos blogs postando comentários em blogs afins com os meus. Também considero a sazonalidade de feriados, final de ano, etc. Afinal, ninguém é de ferro.

C -Contador – Anoto e somo diariamente os registros de contador de cada blog e faço uma análise estatística, associando esta numeração ao nível de atividade do blog, inclusive por visitas realizadas por mim mesmo.

Gestão de Temas

Procuro manter Pauta, Sequência e Tendência coerentes para cada blog.

Isto é:

P – Pauta

A pauta é o tema postado no blog hoje. Além do título coloco na frente a data da última postagem para saber o grau de atualização.

S- Sequência

É o tema seguinte, já pronto para ser publicado aguardando o momento oportuno.

Eu preciso vencer a tentação de publicar imediatamente tudo o que eu escrevo. É preciso saber esperar o momento certo, dado pelos indicadores de GV, Gestão de Visita, para ir dosando a publicação. Sempre procuro ter um artigo na sequência pronto, o que é bastante difícil de conseguir. Raramente além da Sequencia, já tenho o artigo seguinte a este, também pronto para ser postado.

T- Tendência

Para mim a Tendência é a categoria e a sub-divisão de assuntos do blog.

Está dividido em:

O que vou partilhar? Ou seja, qual a categoria geral de assunto que vou abordar. Eu gosto de muitos assuntos e sempre corro o risco de perder o foco. O que vou partilhar vem mudando quase que diariamente, resultado de uma mistura de análise de indicadores com intuição e sonho de onde quero chegar com este blog. O que na tendência me ajuda a me manter focado.

Como (que assunto) vou partilhar? Como sempre este é o ponto mais difícil. Um verdadeiro desafio para o conteúdo relevante. Neste como, considero a Subdivisão da Categoria do Assunto. Ou seja, que assunto de conteúdo relevante específico quero muito compartilhar com os leitores e porque.

Gestão de Divulgação – GD

Curiosamente, no meu caso dos blogs, a Gestão de Divulgação, GD, vem depois de todo este processo ao invés de ser antes. É que eu preciso ter uma idéia clara de conteúdo e correção de rumos que estou adotando para definir a melhor estratégia no momento de divulgação dos blogs.

Na GD, gestão de divulgação, eu me preocupo com as palavras-chave de cada blog e se as mesmas estão coerentes com o conteúdo desenvolvido. Como estou mudando o conteúdo continuamente, para encontrar o foco do interesse dos leitores, as palavras-chave também estão mudando bastante e sempre que acho conveniente, procuro ir atualizando as mesmas aos poucos, procurando remover as menos utilizadas e acrescentando novas.

Exemplo

Posso mostrar um exemplo para o dia 27 de dezembro?

Gente, é tudo muito novo para mim. Agradeço sugestões de como posso aumentar a visitação dos meus blogs.

Tenho 6 blogs, fora este aqui, sendo que um deles é exclusivo para testes. Lá procuro aprender errando sem prejuízo do desempenho dos demais blogs.

Meus 5 blogs são (a letra em maiúsculo é o nome do blog resumido para mim):

Phttp://purgly.blogspot.com

Mhttp://MasterSUNO.blogspot.com

Khttp://konektigi.blogspot.com

Dhttp://DrBachFlower.blogspot.com

Bhttp://biometrio.blogspot.com

Segue a análise do dia 26/12/2009:

GV

Blog    V     T     B   Delta                C     Obs.

P –      30    1′    73%  +114%       753      OK

M–     13     19”   92% +117%     620     Ação Urgente! Atualizar conteúdo, Feito!

K–      16     1’27”  62%  +167%   882       OK

D–      10     1’13”  60%  +67%      493      OK

B–       13    1’57”   77%   +18%     588      OK

TV     82 visitas no dia      TC   3.336 visitas acumuladas (Out/Nov/Dez)

Nota: TV = Total de visitas no dia e TC= Total nos contadores juntos

GT

Blog   Ultima postagem   Hoje   Pauta   Seguinte  o que/como   Tendência

P – 25/12/09 –     Get Rich        ?             ?       O que?: Desenvolver o Social

Como?: Eneagrama, introdução aos 9 tipos Ação: Preparar matéria.

M– 27/12/09-      MKT verde   ?            ?        O que?: Melhorar o Ambiente

Como?:  ? Ação: Definir artigo seguinte.

K– 25/12/09 –      Quimica do Estresse – Depressão por falta de emprego  ?

O que?: Conquistar mais renda   Como?: ? Ação: Pesquisar imagens.

D– 25/12/09-    Cérebro, Nariz e Pulmão- Macrobiótica

O que?: Fortalecer a saúde Como?: Macrobiótica Ação: Escrever artigo.

B– 25/’12/09-    Olho junto  – Olho linhas vermelhas – Pálpebras

O que?: Conhecer o próprio corpo Como?: Yin Yang – Ação: Aguardar!

Além disso, utilizo o Xeesm, para fazer a integração de todos os meus blogs e sites sociais.

Confira em http://xeesm.com/JorgePurgly

Um abraço, querido leitor,

Jorge Purgly

Etiquetas: , ,

2 Respostas to “Indicadores Gerenciais para Blogs”

  1. Adelson (Gerenciando Blog) Says:

    Olá, Jorge!

    Muito interessante a análise estatística que você faz de seus blogs! Eu sempre utilizei o Google Analytics, mas nunca fiz um gerenciamento tão profundo dos dados trazidos pela ferramenta.

    Parabéns pela idéia!

    Um abraço!

    • purgly Says:

      Olá Adelson,
      Dizem que quem não tem cão caça com gato. A profundidade de minha análise se deve ao meu atual desconhecimento do Google Analytics por incrível que possa parecer. Como conheço pouco a ferramenta, procuro aproveitar ao máximo o pouco que eu já conheço.
      Realmente eu analiso 2 indicadores fundamentais diariamente:
      1- Número de visitas e sua variação
      2- Tempo de permanência e bouce rate associado.
      Com base nesta informação trabalho conteúdo/publicação (minha idéia é ter pelo menos 3 artigos em estoque (rascunho) por blog a ser publicado em momento oportuno enquanto preparo novas matérias) e divulgação através de comentários em blogs afins com os meus para aumentar o número de visitas de retorno.
      Adelson, aproveito a oportunidade para te perguntar: Como se faz um e-mail marketing adequado convidando os leitores do blog a revisitá-lo? Como você gerencia e-mails?
      Um abraço,
      Jorge
      Meu mapa social em http://xeesm.com/JorgePurgly
      Vote no que você quer ler no Skribit http://purgly.blogspot.com

Deixe uma Resposta

