Mais de 5000 contagens nos blogs


Olá Estimado Leitor!

Tenho a satisfação de anunciar que os meus blogs atingiram, na soma em seus contadores,  uma marca superior a 5000 visitas.

Isto aumenta ainda mais minha responsabilidade no sentido de contribuir com informação significante para os leitores.

Conforme meus posts anteriores, tenho 6 blogs representados cada um por uma letra:

P, F, M, K, D e B, conforme explicação no final deste post.

Ao fazer um análise dos tipos de leitores dos blogs, deparo com 3 classificações:

1- Visitantes de maquinas de busca.

Estes vem exclusivamente em busca do conteúdo que estão buscando no momento. Obtem a informação de que necessitam e se vão. Um ou outro raramente se fideliza ao blog.

2- Visitantes de outros sites.

Estes são os que vem em resposta a comentários de blogs. Em geral se inscrevem como seguidores do blog, as vezes escrevem comentário de incentivo e voltam com uma certa frequência em busca de conteúdos associados de seu interesse.

3- Visitantes habituais ou diretos.

Estes vem em busca de novidades. Se o blog tem assunto novo e interessante ficam mais tempo, porem se encontram o mesmo artigo se vão rapidamente, podendo retornar ou não dentro de alguns dias.

Trocando idéias com o Adelson Smania do Gerenciando Blogs, que tem uma profunda experiência no assunto, estou aprendendo que existem duas opções para o blogueiro consciente:

1- A monetização: O blog é concebido, construído e mantido visando tráfego.

2- O blog que dá prazer ao seu autor: O blog é o resultado da necessidade do autor de compartilhar, por diversos motivos um ou mais assuntos. Neste caso os ganhos são insignificantes mesmo com tráfego intenso, pelo menos nos primeiros meses.

Em ambos os casos o blog pode ser cego ou gerenciado.

a) Blog cego: Atende a um determinado fim, entretanto a quantificação e o uso de indicadores é dispensado pelo autor. O blog serve como meio de ligação entre familiares, alunos, amigos, sendo quase de uso privativo ou restrito. Há autores que se contentam em só eles mesmos lerem os seus posts, independentemente de ter ou deixar de ter leitores. Muitos pensam assim: “que legal esta imagem, vou colocar no meu blog”, ou “que legal esta reportagem vou reproduzir no meu blog” e entra em ação o famoso copiar-colar. O autor pouco se importa se o conteúdo é repetido, se deixa de ser original, se a pesquisa por maquinas de busca é facil ou difícil, a preocupação maior é ter um blog bem legal, independentemente se está sendo lido, pesquisado ou não. Para este autor o mais importante é ter um blog bonito e que agrade primeiro a ele próprio. Nada contra, pelo contrário, existem muitos blogs bem interessantes assim.

b) Blog gerenciado: Neste caso o autor busca unir o útil ao agradável, se de um lado ele compartilha assuntos relevantes, de outro busca acompanhar o leitor, seus interesses e criar um vínculo com o visitante. Existem indicadores que são acompanhados sistematicamente para a inclusão de novos temas, divulgação do blog e melhoria dos conteúdos atuais.

Acredito que os meus blogs se enquadram no caso b), e aí surge uma observação interessante. Qual o tempo de obsolescência de um artigo?

Para esta resposta permita, estimado leitor, contar que no meu tempo de infância, quase todos os anos, eu era convidado para passar férias em Peruíbe, na praia com o meu primo Andi e sua familia. Todos os anos, até que o Andi construiu sua casa na praia, alugávamos a casa de frente ao mar, pertencente à dona Cristina Rádius, de orígem alemã e muito cuidadosa com relação à casa. Uma coisa que chamava a atenção do visitante, era que além dos livros escritos em alemão, havia uma imensidão de revistas do Seleções do Readers Digest. Muitas delas com diversos anos de uso.

Como nem sempre estou disposto a ler livros escritos em alemão, principalmente versando sobre filosofia ou poesia que eram os que haviam na casa, em dias de chuva, após a cesta depois do almoço, era comum todos lerem alguma coisa ao balançar da rede olhando a chuva de frente ao mar.

Por incrível que possa parecer, eu adorava ler os artigos de Seleções, que embora tivessem muitos anos,  tinham reportagens muito atuais para qualquer época.

E penso nisto nos meus blogs também. Com o recurso do LinkWithIn nos blogs páginas mais antigas são mostradas na página principal como um aperitivo para o leitor buscar mais.

Mesmo assim, pelo que tenho observado, 99% dos leitores se fixam à pagina que chegaram ou à pagina principal. Um porcento busca no índice outros títulos de interesse. Por isso a primeira página é tão importante.

E é esta a minha resposta quando alguém me pergunta por que  eu tenho 6 blogs ao invés de um só? A resposta é simples: porque assim eu tenho 6 primeiras páginas e posso colocar 6 assuntos diferentes que poderão ser lidos com o mesmo interesse.

Então fica outra pergunta: como migrar de um blog para outro como se fosse mudar de página em uma revista?

A resposta para isto, encontrei no Gadget do XeeSM, que permite com um simples clique ir para uma nova página. Assim, colocando um gadget do XeeSM em cada blog fica fácil a interligação entre eles e entre os sites sociais como o LinkedIn, o e-mail, etc.

Creio que a maioria dos blogueiros tem mais de um blog, nem que seja um para testar seus novos aplicativos. Assim , com o uso do Gadget do XeeSM, todas as primeiras páginas ficam integradas e atrativas.

Confira no meu mapa social abaixo, em

http://xeesm.com/JorgePurgly.

Um abraço, querido leitor!

http://purgly.blogspot.com Blogger P = Desenvolver o Social
http://universotrade.blogspot.com Blogger F =Fraternidade Cristiana
http://konektigi.blogspot.com Blogger K = Conquistar mais Renda
http://MasterSUNO.blogspot.com Blogger M = Melhorar o Ambiente
http://biometrio.blogspot.com Blogger B =Conhecer Próprio Corpo
http://DrBachFlower.blogspot.com Blogger D = Fortalecer a Saúde
Etiquetas: ,

2 Respostas to “Mais de 5000 contagens nos blogs”

  1. Adelson (Gerenciando Blog) Says:

    Olá, Jorge!

    Parabéns pelas 5000 visitas! Com certeza, é só o primeiro de muitos números que você irá comemorar com seus blogs.

    Interessante as categorias em que você dividiu os blogs. Ao longo das pesquisas para meus artigos, confirmo a informação que você cita acima. Há ótimos blogs “cegos”, em que o autor não tem a menor preocupação com otimização ou monitoramento. Da mesma forma que há blogs que fazem esses processos técnicos com maestria, mas não possuem um conteúdo inovador ou de qualidade.

    Um abraço!

  2. purgly Says:

    Obrigado pelo incentivo Adelson,
    Conteúdo inovador com qualidade, periodicidade e continuidade e bem divulgado é o grande desafio!
    Estou aprendendo muito contigo e com os seus artigos no http://www.gerenciandoblog.com.br
    Um forte abraço e obrigado pela visita aqui,
    Jorge
    meu mapa social em
    http://xeesm.com/JorgePurgly
    Social em
    http://purgly.blogspot.com
    Fraternidade em
    http://universotrade.blogspot.com
    Aprendendo Ruby on Rails por partes em
    http://konektigi.blogspot.com
    Melhorar o ambiente
    http://mastersuno.blogspot.com
    Conhecer o corpo em
    http://biometrio.blogspot.com
    Saúde em
    http://drbachflower.blogspot.com

Deixe uma Resposta

