O blog do Google Brasil


O blog do Google Brasil.

Anunciamos esta semana a finalização de um novo sistema de índice de pesquisa chamado Caffeine. Comparado ao nosso sistema anterior, o Caffeine oferece resultados 70% mais atualizados para as pesquisas na web. Além disso, é o maior acervo de conteúdo na web que já oferecemos. Não importa se é uma notícia ou uma postagem em um blog ou fórum: com o Caffeine você pode encontrar links para conteúdos relevantes após a publicação mais rápido do que nunca.

Uma explicação para aqueles que, diferente de nós, não vivem do desenvolvimento de mecanismos de pesquisa: quando você pesquisa no Google, você não pesquisa a web real. Em vez disso, você pesquisa o índice da web do Google, que funciona como o índice no final de um livro, ajudando você a encontrar exatamente o que precisa. (Aqui está uma boa explicação (site em inglês) sobre como isso funciona.)

Então, por que desenvolvemos um novo sistema de índice de pesquisa? O conteúdo na web está cada vez maior. E o crescimento não é apenas em tamanho e números. Com o advento dos vídeos, imagens, notícias e atualizações em tempo real, as páginas comuns estão cada vez mais ricas e complexas. Além disso, as expectativas das pessoas com relação à pesquisa também estão maiores. Quem pesquisa quer encontrar o conteúdo relevante mais atualizado possível, e quem publica o conteúdo também quer que ele seja encontrado instantaneamente.

Nós desenvolvemos o Caffeine para acompanhar a evolução da web e atender às expectativas dos usuários, que estão cada vez maiores. Para que você entenda melhor as novidades, a imagem abaixo ilustra as diferenças do nosso antigo sistema de índice em comparação ao Caffeine:



Nosso índice antigo tinha várias camadas, e algumas eram atualizadas mais frequentemente do que outras. A camada principal era atualizada a cada duas semanas. Para atualizar uma camada do índice antigo, nós analisávamos toda a web, o que criava um atraso significativo entre o momento em que encontrávamos uma página e o momento em que ela ficava disponível para você.

Com o Caffeine, nós dividimos a análise da web em partes pequenas, e atualizamos nosso índice de pesquisa continuamente e no mundo todo. Quando encontramos novas páginas ou novas informações em páginas existentes, podemos adicioná-las diretamente ao índice. Isso significa que você pode encontrar informações mais atualizadas do que nunca, independente de quando ou onde foram publicadas.

Com o Caffeine, nós podemos indexar páginas da web em escalas enormes. Na verdade, o Caffeine processa, de maneira simultânea, centenas de milhares de páginas a cada segundo. Se isso fosse uma pilha de papel, aumentaria quase cinco quilômetros a cada segundo. O Caffeine reúne cerca de 100 milhões de gigabytes de armazenamento em um banco de dados, e insere diariamente centenas de milhares de gigabytes de informações. Você precisaria de 625 mil iPods com capacidade máxima para armazenar tanta informação; se fosse uma pilha de papel, teria quase 65 quilômetros de altura.

Nós desenvolvemos o Caffeine com o futuro em mente. Não é apenas um sistema atualizado, é uma base robusta que nos permitirá desenvolver um mecanismo de pesquisa ainda mais rápido e completo, capaz de acompanhar o crescimento das informações on-line e de entregar resultados ainda mais relevantes para suas pesquisas. Por isso, não deixe de acompanhar mais aprimoramentos durante os próximos meses.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: